|
No canto superior a cobra Juju, logo embaixo Mama Odie, Louis (o crocodilo trompetista) e Ray (o vagalume) |
Fazia muito tempo que a Disney não fazia um filme TODO de desenho animado e com conto de fada...bem...não bem de fada, mas de voodoo de Nova Orleans, nos Estados Unidos. Por isso, o primeiro conto de de voodoo, com princesa negra e príncipe "mouro", regado a jazz da Disney.
O filme fala sobre uma garçonete, Tiana que sonha em abrir seu próprio restaurante. Um belo dia, próximo ao dia do baile de debutante de sua melhor amiga, a filha do barão do açúcar, Charlotte, chega à Nova Orleans o príncipe da Maldonia, Naveen, que deve se casar para voltar a ter acesso à sua fortuna.
Até que um feiticeiro voodoo o transforma em sapo. Ele pede a Tiana para beijá-lo para voltar à forma humana, porém quando ela o beija, ela acaba se tornando um sapo também!
E assim começa a jornada dos dois sapinhos pela cura do feitiço.
Nesse filme tem dois personagens hi-lá-rios! Uma é Mama Odie, uma feiticeira voodoo, que vive no pântano com sua cobra de estimação Juju, e o outro é Ray, o vagalume desdentado.
|
Tiana e Naveen, em forma de sapos |
Como não sou fã de jazz, não curti muito a trilha sonora, mas eu achei interessante eles abordarem um ritmo bem diferente, adequado para o cenário: Nova Orleans, a cidade natal do jazz.
|
Ray e Tiana |
Já estava mais que na hora de fazerem um filme com uma abordagem afro, já que em um país com afro-descendentes é importante mostrar às crianças que você não precisa ser branca, loirinha, dos olhos azuis, voz fina, nariz fino e cabelos ondulados para ser uma princesa. Você pode ser uma princesa afro, sem negar suas raízes. Eu mesma não gosto de negras ou afro-descendentes que vivem se apinhando de escovas e chapinhas. Eu acho lindo o penteado afro mesmo, estilo Vanessa da Mata e Luciana Mello. Ou então aquelas trancinhas afro. Eu tenho duas amigas: uma usa trancinhas afro no cabelo todo e a outra eu sempre digo que ela deveria adotar o penteado afro, black power mesmo. Eu acho o penteado das duas lindos! Outro dia, fui fazer ENEM e tinha uma menina na minha sala, que me fazia babar de inveja! Uma negona do cabelo afro, que em dois dias ela veio com dois penteados diferentes.
Eu não gosto do meu cabelo liso, mas não posso negar minha raíz indígena e japonesa.
|
Príncipe Naveen |
No filme (se você assistir dublado em inglês) quem faz a voz do príncipe Naveen é o ator brasileiro, Bruno Campos. Legal né? Ter um brasileiro dublando o personagem principa numa super-produção da Disney!