2 de mai. de 2010

Panquecas: Sugestão para Café-da-manhã


Quem nunca assistiu a um filme americano e viu aquela cena clássica da família reunida comendo waffles ou panquecas, com suco de laranja, no café-da-manhã e ficou babando de inveja?
Pois eu já...e milhões de vezes....a sorte é que a panqueca (estilo norte-americano) nunca foi muito distante do meu cotidiano, já que no Japão é muito consumida. Porém quando se trata de voltar ao Brasil...cadê os ingredientes corretos para fazer as panquecas?
Assim como sofri, assim que me mudei para cá, com a diferença do arroz (aqui soltinho, lá grudadinho), da maçã (lá é gigaaante, quase do tamanho da cabeça de uma criança, e aqui, pequena e sujinha), do pão (lá eles comem pão de forma seeempre...mas os daqui são tão ruins!!!), das guloseimas e do leite (lá o gosto do leite é beeeeem melhor...e eu, uma bezerrinha nata, não agüento leite ruim!); sofri com falta de panquecas...mas em um grau menor.
Até que um dia comprei umas latas de leite condensado, que tinham como brinde um livrinho de receitas caseiras doces, e voilà: a receita de panquecas!
Eu olhei para o céu e falei "Minha Deusa! (deusa porque sou feminista....) muuuuito obrigada!!!".

Então, hoje resolvi fazer panquecas no café-da-manhã e pensei..."Huum...acho que isso daria um bom post...."
E aqui estou eu para disseminar Brasil afora com esta arte "milenar" das panquecas de filme americano (nham!)

TJ's! Peguem seus bloquinhos e suas canetas (ou lápis....tanto faz....):

Dificuldade: Média


Ingredientes:
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • meia colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 ovos
  • meia xícara (chá) de leite
  • meia colher (chá) de essência de baunilha
  • manteiga para untar, se sua frigideira não for anti-aderente
Extra:

  • Pano úmido para esfriar a frigideira
  • Concha

Modo de preparo:

  • Bata toodos os ingredientes no liquidificador até a massa ficar homogênea.
  • Aqueça a frigideira, unte-a com manteiga (novamente! Se não for anti-aderente!) e despeje uma pequena poção da massa com uma concha (sem ser a grandoona) e frite-a, uma de cada vez, até ficarem douradinhas dos dois lados. Tem que ter prática para conseguir fritá-las "redondas" e para não ficarem "da cor do pecado"...
  • Após fritar a primeira, enconste, por uns 5 segundos, o fundo da frigideira no pano úmido (para evitar que a poção seguinte queime rápido). Essa dica é minha...não tinha na receita, viu?
  • Ao fritar tooodas as panquequinhas, é hora de se empanturrar (o Ministério da Saúde adverte: comer sem moderação gera culotes e barriguinhas indesejáveis!), passando ou manteiga, maple syrup (ou xarope de ácer, em português), leite condensado ou mel nelas....ou inove, passando alguma coisa mais, que minha imaginação não conseguiu sacar...


Bom Apetite, e não se esqueçam de comentar,  falando o que acharam da receita e se descobriram mais alguma coisa que vai bem com panquecas!

Beijos!

8 comentários:

  1. Clarooo que minha boca já alagou com essas panquecas!

    Vou fazer aqui em casa e depois posto outro comentário pra falar como ficoU!

    Show de bola!

    ResponderExcluir
  2. Ai, que delícia! Deve ficar muito bom também com geléias: de framboesa, de amora, dessas frutinhas vermelhas!
    PS: Dessa vez, com certeza, vai dar para a gente se encontrar! Vou ficar 20 dias em Salvador rs!

    ResponderExcluir
  3. Huum! parecem deliciosas! Se a Dona da Cozinha aqui de casa liberar as panelas, farei meu teste! Bj

    ResponderExcluir
  4. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    A JEDI DO CREPUSCULO...

    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE BLADE RUNNER, CHOCOLATE, EL NAZARENO- LOVE STORY,- Y- CABALLO,

    José
    ramón...

    ResponderExcluir
  5. Shaaai...grata surpresa achar o seu blog =D
    Sou viciada em blogs.Enquanto a maior parte da galera se acaba em orkuts eu ando por aqui lendo muitas e diversas coisas, e te achei!Gostei do post dica das panquecas, vou tentar fazer, sempre babei nelas tb ;)
    Vou seguir lendo uns posts por aqui, prometo voltar sempre.
    Ah...gostei da trilha tb.Você podia divulgar mais o blog, não sabia q escrevia.
    ...
    Bom são joão.Inté 7 de julho.
    P.S.: assunto xato, eu sei...estamos de férias..., mas você ficou sabendo das novidades de STP né?!as datas das provas e tal...

    Bjo. Posta mais aí nas férias.

    ResponderExcluir
  6. Acilene ...Oi estava eu procurando essa receita maravilhosa, quando me veio seu blog, amei waffles americano gostei do que comi em MIAMI com mel uma delícia!... Vou tentar fazer espero que consiga acertar rsrsrsr

    ResponderExcluir
  7. Shai, olha euzinha aqui!! rsrsrs Didi está querendo ficar (gostou do número de verbos?) P O D E R O O O S A !!!Lógico que é em blog!! Preciso urgente de vc para me ORIENTAR!!!(viu o tal pode, agora sem tantos OOOOO!!). Bem, vamos ao que interessa!! Adorei as panquecas, estão com uma cor linda!! Parecem saborosas rsrsr!! Vou ABRIR a cozinha para Lore praticar nas panquecas!! Adorei a sugestão do pano sobre a b....(ops! fundo) da panela!! Aqui vai minha sugestão para passar na panqueca: Uma boa geleia de damasco, maracujá, morango...e boas colheradas de requeijão cremoso ou, para não ficar com dor na consciência-Cream Cheese diet rsrsr!!! Inté!!Diana.

    ResponderExcluir