20 de abr. de 2011

Brownies...Yum! Yum!

Seguindo na série de receitas gostositas de guloseimas "gringas", outro dia fiz meu famoso brownie (que minha mãe estava me pedindo há séééculos), para aproveitar que estou de forno útil...

Ficou muito bom, porém em algumas partes ficou levemente estilo torta búlgara (um pouco cremosinha...) e ficou um pouquinho queimada embaixo (ainda não me acostumei completamente com o forno novo...depois eu explico o que aconteceu...).






A origem do brownie se dá em Chicago, nos EUA, em 1893, e originalmente se fazia com damasco e nozes, mas o nome "brownie" só veio aparecer oficialmente em 1907. Ele geralmente é caracterizado como sendo o cruzamento entre cookies e bolo, além de SEMPRE ser assado em fôrmas retangulares (ou quadradas...). É de costume comer brownie com a mão e acompanhado de um copo de leite ou xícara de café. (eu sempre como com um copãão americano de leite...eu sou viciada em lactose...)
Ele pode ser servido tanto puro, quanto com sorvete (mais popular no Brasil, conhecido lá fora como "à la mode") ou com uma cobertura de chantilly.

O interessante do brownie é que não leva fermento (isso mesmo, bolo SEM fermento), mas em compensação, é MUITA manteiga...então pessoal da dieta...isso não é recomendado para se fazer regularmente para si mesmo....pode fazer quantas vezes quiser, mas faça para os outros.

Eu me sinto muito feliz em cozinhar para os outros, inclusive quando recebo elogios (eu já me sinto cheia só com os elogios!). O bom de ser a cozinheira, é que você fica tão enjoada do cheiro (e até do sabor, se você for que nem eu, e gostar de de vez em quando passar o dedinho no restinho de massa de bolo!), que você não consegue de fato COMEEER sua obra...
Aqui em casa mesmo, quando finalmente o enjôo passa que vou comer, o brownie já acabou...


E aqui está a receita:

~Brownie~


  • Ingredientes:
  1. 200g de manteiga (iiiisso mesmo...quase o pote todo de manteiga...)
  2. Uma xícara (chá) de chocolate em pó (daquele que não vem adoçado, tipo o da Nestlé, que tem o desenho duas vovós dos dois frades na caixa...eu jurava que eram duas vovós, quando eu era criança...)
  3. Uma xícara e meia (chá) de açúcar
  4. Quatro (4) ovos
  5. Uma xícara e meia (chá) de farinha de trigo
  6. Uma xícara (chá) de nozes picadas (esse é TOTALMENTE opcional...eu nunca coloquei nozes, porque eu sempre me esqueço de comprar...)
  7. Manteiga para untar a fôrma
  8. Farinha de trigo para polvilhar (depois de passar manteiga na fôrma, ok? Porque só a manteiga não vai impedir que o brownie grude na fôrma)
                         OBS: Se você for que nem eu e utilizar uma fôrma de silicone ou de Teflon, não precisa dos itens 7 e 8!


  • Modo de Preparo (preparar, apontar, fogo!):
  1. Uns 25 minutos antes de assar a massa, preaqueça o forno em temperatura média (ou 180ºC)
  2. Derreter a manteiga em uma panela (pegue uma panela média à grande, porque se você pegar uma pequena vai transbordar ingredientes depois!) e dissolva logo depois o chocolate em pó, reservando em seguida
  3. Bater os ovos de leve (não precisa de batedeira. Com um garfinho, de leve está de bom tamanho)
  4. Adcionar os ovos batidos e o açúcar à mistura do primeiro passo (chocolate em pó + manteiga) (NADA DE FOGO ACESO, VIU?! PELO AMOR DA FORÇA!)
  5. Peneirar a farinha de trigo e adcionar à mistura anterior (é crucial que você peneire a farinha de trigo!! Uma vez eu fui peneirar, e vi que umas bolinhas de farinha de trigo não queriam descer peneira a baixo...quando fui olhar direito...elas estavam se mexendo...urgh...imagine se isso caísse na minha massa?!)
  6. Despeje a massa em uma fôrma retangular (de uns 24x35cm) e agora é só assar.
  7. Após assado, corte em quadrados e voilà! você tem em mãos o famoso brownie!


Quanto ao ato de preaquecer o forno:
  • Preaquecer o forno é muito importante, ok? Porque isso é o que vai deixar o seu forno com uma temperatura uniforme, quando você colocar a massa para assar. Se não estiver uniforme, partes do brownie vão assar mais rápido que outras partes, deixando umas partes cruas enquanto outras queimadas. O efeito parecido ocorre com o ato de preaquecer em uma temperatura muito alta: com o forno muito quente, o lado externo da massa assa mais rápido, enquanto a parte interna permanece crua...que foi o que aconteceu comigo...
É semelhante ao ato de secar o cabelo: não seque o cabelo com uma temperatura muito alta, porque você provavelmente deve estar secando a parte externa do fio rapidinho, mas pode ter certeza que a parte interna do fio ainda está molhada, causando mais frizz e danificando os fios...para valer...



Bom, espero que vocês tentem em casa, é MUITO fácil e é muito gostoso. Uma boa dica para sobremesa ou lanche para o feriadão de Semana Santa, não?
Me digam se vocês fizeram e se gostaram, falou?

Beijo!

2 comentários:

  1. Oi, Shai!! Agora tb sou blogueira!!rsrsr Sempre soube que vc era curiosa na cozinha, mas estes brownies estão divinos!! Vou tentar fazer, mas não posso comer tanto, você sabe!! rsrsrs.Bjs, passa lá no meu blog!!

    ResponderExcluir
  2. Putz! Muita água na boca agora! kkk
    Vou tentar fazer esses sim. ^^
    Bjocas

    ResponderExcluir