1 de out. de 2013

Minha vida na Finlândia, Episódio 6: Repovesi

No Domingo, dia 14/09/13, eu e os outros estudantes estrangeiros fomos ao Parque Nacional de Repovesi, que fica entre Kouvola e Mäntyharju.



Que lugar encantador. É só natureza pra qualquer lado que você olhe, e ainda tem lindos lagos e o rio Koukunjoki ("joki" em finlandês é rio) passando por ele.

O nome do parque, "Repovesi", significa "água da raposa" ("repo"= raposa em finlandês antigo, e "vesi"= água). Por isso a logomarca do parque é uma raposa, e em todas as plaquinhas sempre tem algum desenho de raposinhas.

No ponto de partida tem várias "fogueirinhas" pra você fazer seu churrasco, ferver sua água, etc; por isso tivemos almoço nesse ponto: duas salsichas finlandesas (muito boas. Já sou louca por carnes embutidas, como salsichas, lingüiças, etc; mas as daqui são alto nível) e um pão.


No mapinha que recebemos, tinha várias opções de trilha, e escolhemos o mais "curto", porque apesar de curto, era o mais alto, pra termos a melhor visão do parque.

Lago Katajajärvi (Lago do zimbro)
Lago Katajajärvi (Lago do zimbro)
E como fiz certo. A visão do topo do monte Katajavuori ("kataja"= zimbro e "vuori"= montanha) era coisa de filme. Aquelas cenas de filmes americanos que você acha impossível existir um lugar assim, que deve ter "photoshop" na cena. Por sorte a temporada de chuva não tinha começado ainda (aqui, no outono até um tico do inverno é temporada de chuvas eternas...é de setembro a novembro...).
Vista do topo do monte Katajavuori 
Vista do topo do monte Katajavuori
Vista do topo do monte Katajavuori e eu
No caminho, tanto da subida, quanto da descida, vimos muitos cogumelos, muitas frutinhas silvestres, zimbros e ouvimos também muitas explosões...porque tem uma área militar do lado do parque...

Cogumelo
Cogumelo

Infelizmente não vi nenhum animal, nem um esquilo (que sempre vejo por aqui), mas foi lindo. Iria lá de novo sem dúvidas!

Mais sobre o Parque Nacional de Repovesi aqui.
Eu e Nicole e os "piluritos"

Um comentário:

  1. Vai ver que com as explosões os bichos se espantam e não ficam dando sopa...

    ResponderExcluir