29 de set. de 2013

Minha vida na Finlândia, Episódio 5: A aventura cinematográfica.

Gente, sei que andei sumida, mas foi porque aconteceram tantas coisas! Entre elas, uma ida a Espoo pra um evento de Star Wars, mas isso fica pra outra postagem. Primeiro vamos falar da minha aventura cinematográfica do dia 08/09/13 (Domingo).

Ville (finlandês), Yuan (chinesa), eu, Nicole (alemã), Karina (russa) e Angelika (austríaca)
Aqui, na Universidade de Ciências Aplicadas do Kymenlaakso, temos tutores para estudantes estrangeiros, e um deles é Ville Heinonen, finlandês, estudante de Tecnologia da Energia (como eu, o outro brasileiro e a austríaca) e metaleiro. Esse é o tutor mais atencioso do nosso campus (Metsola), e como é da minha turma, o que mais temos contato.

Eis que ele nos convidou pra conhecermos mais sobre a cultura finlandesa, assistindo filmes finlandeses. E então fomos eu, Angelika (a austríaca), Karina (a russa), Nicole (a alemã) e Yuan (a chinesa), assistir quatro filmes no porão da casa dele (que tem uma tela IMENSA, som tipo Dolby True Surround, muito chique!).

Lá fomos carregadas de batatas fritas, sucos, pipocas, biscoitos e pizzas, pra maratona cinematográfica finlandesa (com os filmes legendados em inglês, claro).

O primeiro filme foi de terror....chamado nada mais, nada menos que Sauna (sim, a sauna, que foi inventada pelos finlandeses). Porque eu pensei "o que pode ter de assustador em uma sauna?"


ATENÇÃO!!! SE VOCÊ, ASSIM COMO EU, FOR MEDROSO(A), COVARDE, NÃO ASSISTA NEM O TRAILER!!!


E cadê que agora tenho coragem de ir a uma sauna à noite? TREMI NAS BASES E NOS TOPOS depois do filme!!!!! Passei dois dias me mordendo toda de medo quando era hora pra dormir, porque TODA NOITE na maldita hora de dormir eu, não sei porque, me lembrava da peste do filme. QUE ÓDIO! Ai, se arrependimento matasse...

Depois, pra levantar o astral e alegrar o clima de terror, assistimos um filme infantil finlandês chamado Rölli e o Espírito da Floresta:



Muito louco e engraçado, com a primeira música que me lembrou a banda finlandesa de Folk Metal, Korpiklaani.

Depois de Rölli (e a música final que grudou na cabeça de nós todas) assistimos o musical de Nightwish, Imaginaerum:


Como sempre, odiei a cantora, pois não tem a voz perfeita e adequada pra banda, de Tarja Turunen. A história é muito interessante, mas às vezes batia um susto danado...
Saí de lá agradecendo por ainda ser verão, pois se eu visse um boneco de neve na volta pra casa (as 22:30h) eu ia ter um infarto...

Por último vimos um filme de kung fu (sim, filme finlandês com kung fu, mas foi porque foi feito em conjunto com a China), Guerreiro de Jade:


Como adoro filmes de kung fu, filmes de ação em geral, esse foi o que eu mais gostei de todos os quatro. Esse foi bem do meu tipo. Nada que me impeça de dormir à noite, nada besta demais.
O interessante é que esse filme tem o mesmo diretor de Sauna, e o mesmo ator principal!
Segundo meu amigo, é porque na Finlândia tem pouca gente trabalhando na indústria cinematográfica, então os atores e diretores nacionais estão sempre trabalhando.

Se quiserem conhecer filmes finlandeses, que tal começar por algum desses acima?

Nenhum comentário:

Postar um comentário