12 de set. de 2013

Minha vida na Finlândia, Episódio 4: Salmiakki, amá-lo ou odiá-lo?

Aqui na Finlândia (também na Suécia e em outros países do norte da Europa) tem uma iguaria chamada Salmiakki.

Aí perguntam: é doce? É salgado?

Pois é....é tipo uma balinha ou uma gominha...com sabor de nada mais, nada menos que cloreto de amônio....sim, NH4Cl...
No início eu estava apavorada, mas muito curiosa...afinal, eu tinha ouvido falar e tinha visto esse vídeo:



E esse, com meu povo, conhecido por ter um gosto peculiar (não tão peculiar quanto os chineses, mas ainda assim peculiar):  


Mas, resolvi experimentar, pois sou filha de minha mãe, e nós gostamos de experimentar iguarias exóticas dos lugares que visitamos.
Comprei um saquinho de balinhas de Salmiakki da Fazer (uma marca famosíssima daqui da Finlândia), e resolvi experimentar, com baixas expectativas, com minhas amigas (uma alemã, uma russa, uma austríaca e uma russa).

Coloquei a bendita da bala na boca, e para minha surpresa: gostei!
Depois de muito tempo pensando o porque de gostar da balinha entendi: tem gosto de Buscopan em gotas com sal! (Soa nojento, mas não é tão ruim).

Depois de quase uma semana saboreando o meu saquinho de Salmiakki, resolvi experimentar o picolé do primeiro vídeo.

Decidi que hoje, no dia do meu aniversário (sim, faço 22 anos hoje, 12/09), experimentaria o tal.
Comprei e filmei minha experiência:


Não consegui comer tudo, pois me deu o mesmo problema que tenho quando como paçoca: azia. Essa combinação de doce com salgado me dá uma azia LINDA.

De noite, comemoramos meu aniversário aqui, e meu amigo finlandês me trouxe de presente um pacote de "Pimenta Turca" (Turkish Pepper, em inglês, e Tyrkisk Peber na Finlândia), que consiste de um Salmiakki com pimenta!

A sorte é que eu adoro coisa apimentada! Então fui logo experimentar.
Gente, eu AMEI isso!!
Vou comprar uns pacotes desses e enviar pra minha mãe (que é japonesa e gosta de experimentar coisas exóticas)!! Ela está ansiosíssima pra experimentar esse tão famoso e odiado Salmiakki...

Um comentário:

  1. Também quero experimentar, viu?
    (Mesmo tendo 90% de certeza de que não vou gostar)

    ResponderExcluir