12 de nov. de 2010

Série Disney: Hércules/Mulan

*Hércules*


Um detalhe importante, eu sempre achei estranho, já que todos os personagens do filme tem o nome grego, como Zeus, Era, etc. e só Hércules tem o nome romano...estranho né? Pelo menos em japonês eles consertaram isso, por isso o nome em japonês é "Héracles".
O filme distorce a verdade de Héracles: no filme, ele é filho biológico de Zeus e Era, e filho adotivo de Alcmena...porém na verdade, ele é filho de Zeus e Alcmena, sendo um pouco amamentado por Era, para se tornar um deus...bom...ela não amamentou por boa vontade...Hermes colocou Héracles no peito dela enquanto ela dormia, que quando acordou se assustou e empurrou ele do colo, formando assim, com o leite derramado, a Via Láctea.
Outra história estranha...o pégaso nasceu quando Perseu decapitou a górgona Medusa, nascendo do sangue do pescoço dela o cavalo alado...mas "xá pra lá"....
Enfim, o filme tem uns rococózinhos redondos e quadrados, imitando os afrescos gregos...inclusive o queixo dele...
As músicas foram compostas TAMBÉM por Alan Menken, porém com uma ligeira pegada gospel....eca...Por isso só tem duas músicas que eu gosto, que é "Go the Distance[clique aqui para a versão tema do filme, de Michael Bolton], que não tem nada de gospel e "I Won't Say (I'm in Love)".
O ator de High School Musical Lucas Grabeel gravou, posteriormente a música tema do filme "Go the Distance". Eu detesto o filme dele, mas a versão é bem bacana.

*Mulan*


Me desculpem os chineses e cino-descendentes, não é nada pessoal (inclusive meus pais adoram a cultura chinesa), mas eu detesto a China e os chineses em geral. A guerra acabou faz mais de 50 anos e eles ainda maltratam meu povo! Invadem nosso territorio, tentam roubar (junto com a Rússia) algumas de nossas ilhas, dizendo que já eram delas (mentira!) e apresentando como tal em livros didáticos; envenenam alimentos exportados para o Japão; esculhambam com o governo japonês, impedindo governantes de visitarem os túmulos dos heróis de guerra japoneses (no território chinês), sendo que (hello!) quem mais dá emprego ao povo chinês é o Japão! Não só para nós japoneses o governo chinês é cruel. Tudo bem que o povo vai na onda do governo e nos esculhamba, mas o povo também tem sua dose de crueldade, como por exemplo aquele carinha chinês que ganhou o prêmio Nobel, mas o governo está tentando impedir o recebimento; a censura e a deturpação de informações, além daquela pobre chinesinha que cantou na abertura das Olimpíadas de Pequim, mas que só apareceu a voz dela, por ser considerada feia. E o que eles fazem com os pobre tibetanos então? Argh!


Mas desavenças a parte, eu acho a história da China facinante: como eles foram os pioneiros a criarem a imprensa, por serem os pais da comida italiana (Marco Polo levou o macarrão da China para a Itália), a tecnologia da China Antiga e claro, os pandas e a culinária (devido a paixão pela cultura chinesa da minha mãe e pela facilidade da culinária chinesa, em que basicamente você picota tudo e joga num wok com um molhinho qualquer, eu cresci comendo comida chinesa). A China seria país número um em tudo se não fosse a maldita Inglaterra empurrando os chineses ao vício em ópio.

Guioza (esse nome é japonês, mas é o adotado no Brasil. O nome em chinês é Jiaozi)
Voltando ao que nos interessa (o filme gentchen!), eu a-tooooo-ron Mulan! Ela tem aquele ar de braba, desengonçada, meio largada, beeem meu estilo! E o cachorrinho dela então? OOOOwn!! Sem contar que Shang é um gatenho (abafa...). O filme é mega hilário, inclusive nas cenas em que Mulan tenta se passar como um soldado (Ping) e começa a treinar no campo de treinamento do exército ("everybody loves kung fu fighting"!!). O filme foi baseado na lenda de Hua Mulan (sim! essa lenda de Mulan existe mesmo!), em que uma moleca, filha de um respeitado veterano de guerra, se sente deslocada por não ser uma "donzela delicada".
O filme carece de detalhes visuais, mas as músicas (apesar de não serem de Alan Menken) são legaizinhas, com uma pitada de música chinesa. A música "Honor to Us All" é bem bacana, "A Girl Worth Fighting For" é fofinha, mas "I'll Make a Man Out of You" é beeeem legal. Talvez até a melhor, tendo ela uma versão em chinês (cantonês e mandarin) cantada por ninguém mais, ninguém menos que Jackie Chan. Mas a mais famosa do filme é "Reflection", que tem uma versão pop de Christina Aguilera. Ela é bem calminha e linda, falando sobre quando o reflexo dela irá mostrá-la pelo que ela é por dentro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário