28 de nov. de 2010

Série Disney: WALL-E

*WALL-E*

O filme da Pixar que fala sobre um robozinho, WALL-E, o último deixado para trás no planeta Terra, já abandonado pelos humanos pela impossibilidade de viver no planeta,  para limpar montanhas e montanhas de lixo. Junto com ele, vive uma barata chamada Hal (aquela famosa história de que a humanidade vai ser exterminada mas as baratas vão continuar sobrevivendo...) de estimação, até que um belo dia aparece uma robô do espaço chamada EVE, que foi enviada para procurar por sinais de vida na Terra. WALL-E logo, logo se apaixona pela fria e agressiva EVE, que com o tempo começa a corresponder. Um dia, ele mostra a ela a plantinha que ele guarda com todo o carinho e ela acaba entrando em modo automático e voltando para o espaço, com WALL-E seguindo ela.
No espaço, humanos moram em uma espaço-nave gigante da BnL (Buy n Large, a mega-companhia culpada pela soterração de lixo e destruição da Terra) e devido à micro-gravidade e a não fazerem nada (TUDO é automatizado, as pessoas nem levantam mais), todos os humanos ficaram mega-balofônicos (obesíssimos) e sofreram diminuição na quantidade óssea. E aí começa a luta de WALL-E pela procura de EVE e sua plantinha.
EVE
Engraçado que toda vez que WALL-E achava um lixo interessante, ele guardava no seu "trailer", como um cubo mágico, vários "sporks" (híbridos entre colheres e garfos), patinhos de borracha e um troféu de ouro. Dentre as coleções dele, o que você pára e pensa "Oxe!" é quando ele acha uma caixa de colocar anel de noivado, com um anel de diamante dentro. Ele olha bem a caixa, joga fora o anel e fica maravilhado com a caixa...gente um anel de diamante, lindo de morrer...
Muitos acham que WALL-E tem uma semelhança com Woody Allen, mas não é mera coincidência: o rosto e o jeito incorrigivelmente romântico foram inspirados no diretor.
Woody Allen
WALL-E

Todo o filme foi feito sem quase nenhum diálogo, inspirado nos filmes de Chaplin e em 2001: Uma Odisséia no Espaço (o nome da barata vem do robô da espaço nave do filme, HAL 9000). A parte que tem diálogo é a menos interessante...

HAL e WALL-E
Não sei se vocês sabem, mas a origem da Pixar é a seguinte:
Lucasfilm (empresa de George Lucas que produziu e dirigiu Star Wars) criou uma subdivisão na empresa chamada Pixar, em 1979, que posteriormente foi adquirida por Steve Jobs da Apple, em 1986. Atualmente, em 2006 a Disney comprou a Pixar. Resumindo: ela passou pelos três santos graais do mundo-Lucasfilm, de Star Wars; Apple, o supra-sumo da tecnologia (yuhuu! iPods, iPhones, iPads e MacBooks!), e a Disney, a origem de toda a felicidade da fantasia.
Após criarem o design de EVE, o pessoal da Pixar queria um design bem moderno, bem futurístico, por isso recorreram a ninguém mais, ninguém menos que Jonathan Ive, o principal designer da Apple, o criador do design dos iPods para avaliar.
Quanto à sonoplastia, o responsável pela tarefa foi (também!) ninguém mais, ninguém menos que Ben Burtt, o sonoplasta da saga Star Wars, Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida e E.T.
Não sei se foi por causa do vínculo com a Apple, mas toda vez que WALL-E termina de se recarregar com seus painéis solares, o som que toca é o som de inicialização do Mac [clique aqui para ver].

4 comentários:

  1. Adora aquela baratinha, nunca morre, com certeza a barata mais fofa do mundo (com toda certeza, as outras são horriveis).

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gente e não é que o robô é a cara do Woody Allen, mesmo? (tudo que dá $$$ e é sucesso esse Steve Jobs tá no meio rsrsrsrs)

    ResponderExcluir
  4. Eu amo os desenho da PIXAR e com Wall-e não foi diferente. Um desenho muito bonito e tocante... ^^

    Bjocas

    ResponderExcluir