7 de set. de 2009

Persepolis, por Marjane Satrapi


Recentemente, minha prima brasiliense que mora em Paris veio nos visitar, aqui na Bahia. Para mim, isso foi uma coisa histórica, porque apesar de eu adorar ela, ela só dá o ar da graça de década em década!
Como presente de boas vindas, eu ia fazer uma camisa para ela, mas por conta das provas, eu não tive tempo (fiquei de mandar para ela por correio); mas acabou que quem ganhou presente fui eu!
Vocês sabem que eu a-d-o-r-o livros, né? Pois ela acertou em cheio na escolha do presente: me deu um livro, chamado "The Complete Persepolis", um gibi (ou HQ) da autoria da iraniana Marjane Satrapi.
O gibi é todo em inglês (existe a versão traduzida para Português, "Persépolis Completo"), e apesar do meu desgosto por História, incrivelmente, eu consegui devorar o livro todo, sendo que ele narra a história da autora: uma garota iraniana, criada por uma família liberal, que procura deixar ela educada, mostrar a verdadeira realidade, não a realidade imposta pelo poder; uma garota em tempos de revoluções, de opressões e regimes extremistas; sendo obrigada a usar o véu, e se portar como aquelas mulheres de países como Afeganistão: como se não existisse, só fosse feita para procriar, e que a existência dela fosse um fardo.
Os desenhos são originais (não são aqueles desenhos tipo mangá ou HQ americano), preto-e-branco (não existe cinza!), e achei a capa linda.

Um comentário: